sobre Ilhabela

Conheça Ilhabela - Portal Ilhabela.com

Praias, cachoeiras, montanhas. Imagine tudo isso num mesmo lugar. Acrescente o charme de uma cidade pequena, mas com toda a infraestrutura para o turista. Assim é Ilhabela, o destino mais procurado do Litoral Norte por turistas brasileiros e estrangeiros. Confortáveis hotéis e aconchegantes pousadas estão espalhados por toda a ilha para receber os visitantes dos mais variados perfis. Para o almoço, café e jantar, também não faltam opções entre os restaurantes e cafés próximos à Vila, badalado centro histórico que também é repleto de lojas de roupas, acessórios e artesanatos. A noite também tem diversos atrativos, incluindo bares com mesas na calçada e casas com música ao vivo ou animadas pelos DJs.

Você sabia que Ilhabela é um dos únicos municípios-arquipélago marinho brasileiro? Isso significa que, ao contrário do que muita gente pensa, é formada não apenas por uma, mas por um conjunto de 14 ilhas e ilhotes. Outra curiosidade é que, embora a ilha seja muito bela, o nome da cidade é escrito em uma única palavra: Ilhabela, e não separadamente, como é comumente visto por aí.

Mas voltando ao arquipélago, a maior das ilhas é a de São Sebastião, onde está localizada a sede administrativa do município, com área total de 346 km2, dos quais cerca de 84% está tombada e pertence ao Parque Estadual de Ilhabela. Outras ilhas são habitadas: a dos Búzios, da Vitória, dos Pescadores e das Cabras. Completam o arquipélago os ilhotes da Prainha, da Serraria, do Ribeirão (ou dos Castelhanos), da Lagoa, das Galhetas, da Figueira, Codó, Sumítica e das Cabras (próximo à Sumítica).

Investimento no turismo

O turismo é a base da economia de llhabela, que faz parte do seleto grupo de 15 municípios considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo. O setor recebe grande atenção da prefeitura, governo e iniciativa privada, que promovem diversos eventos durante o ano todo, trazendo visitantes para a ilha mesmo na baixa temporada. Entre eles, destacam-se o Ilhabela in Jazz, o Festival de Gastronomia, o XTerra Brazil e a Semana Internacional de Vela(Ilhabela Sailing Week). Porém, é na alta temporada que se concentra o turismo, época em que a população (de aproximadamente 30 mil habitantes) chega a se multiplicar em até cinco vezes.

Mas o turismo desenvolveu-se com mais intensidade somente a partir de 1960, após a implantação da balsa. Até a década de 50, a população era genuinamente caiçara. Depois disso, começaram a chegar os primeiros migrantes, vindos principalmente da capital paulista. Mas ainda é possível encontrar comunidades caiçaras nativas vivendo em regiões mais isoladas, muitas até mesmo sem energia elétrica ou comunicação, sobrevivendo da pesca e do artesanato.

Agradável o ano todo

Recentemente, Ilhabela foi destaque como uma das 65 cidades indutoras de turismo do país para a Copa do Mundo 2014, recomendada aos turistas estrangeiros como destino de sol e mar do Estado de São Paulo. O guia Roteiros Paulistas apresentou diversos atributos da cidade, propondo roteiros que vão desde a passeios com a família em busca de descanso e diversão a beira mar até trilhas e desafios para os mais aventureiros e praticantes de esportes ao ar livre.

Com uma orla de aproximadamente 130km de extensão, Ilhabela possui uma das mais interessantes e acidentadas paisagens da região costeira brasileira, com os mais altos picos do litoral paulista, incluindo o Pico de São Sebastião (com 1.379m de altitude), o Morro do Papagaio (com 1.307m), e o Morro da Serraria (com 1.285m). Para compor o cenário, são cerca de 360 cachoeiras registradas, embora cerca de 30 possam ser aproveitadas para banho. Estes são apenas alguns dos atrativos para os mais dispostos a encarar as diversas trilhas que a ilha oferece (veja mais em Ecoturismo).

O clima da região é o tropical litorâneo úmido, ou tropical atlântico, predominantemente quente e úmido, com temperatura média anual de 24,8°C. O mês mais quente costuma ser fevereiro, com temperatura média de 28,2°C, e o mais frio normalmente é julho com média de 20,7°C. A maior concentração de chuvas tende a ser nos meses de verão, e os dias de outono podem proporcionar belas vistas com sol e céu azul.

Praias

Cachoeiras

Pontos Turísticos

onde ficar em ilhabela
Onde Ficar
comer e beber em ilhabela
Comer e Beber
telefones úteis em ilhabela
Telefones Úteis
acontece em ilhabela
Acontece