Ilhas da Vitória e dos Pescadores - Ilhabela.com

 

A Ilha da Vitória possui lugares abrigados e calmos, sendo considerado um dos melhores lugares e mais procurados para mergulho no Litoral Norte Paulista. No verão a água tem uma visibilidade aproximada de 20 metros de profundidade e no inverno chega a 10 metros. Cenário perfeito para os novatos na área do mergulho.

Esta, além de abrigar uma comunidade composta de 20 famílias, possui outras três ilhas e locais perfeitos para a prática do mergulho e pesca. A Ilha dos Pescadores, que há uma passagem estreita entre ela e a ilha Grande (formando um “v” de vitória) e a das Gaivotas, a menor ilha é de cor esbranquiçada pelo acúmulo de excrementos de gaivotas. Embora pequena, a profundidade dessa ilha chega a 25 metros.

Próximo a ilha encontra-se o conhecido lugar chamado “Saco da Professora” também excelente para pesca e mergulho. Localizado ao leste da Ilha da Vitória, possui 6 metros de profundidade com águas claras e calmas, com o fundo de areia e muitas espécies de peixes.
Outro local conhecido é o “Saco da Flecheira”, porém as águas neste local comportam-se de acordo com a intensidade dos ventos. A Profundidade varia de 10 a 28 metros, também com fundo de areia. A direita do Saco da Flecheira fica o Costão Leste, com 20 metros de profundidade, este local é sugerido somente para os mergulhadores mais experientes.

Ao mergulhar é possível visualizar uma vida marinha exuberante onde há tartarugas, arraias e uma grande variedade de peixes. Os passeios de barcos para lá costumam sair por volta das 10h e voltam às 18h30, incluindo dois mergulhos e refeição. Outros pontos que costumam fazer parte deste passeio são os naufrágios: seis embarcações podem ser visitadas nos arredores dependendo dos percursos escolhidos, mesmo por mergulhadores de nível básico. O período ideal para mergulho em Ilhabela vai de Dezembro até Março, quando a calmaria das correntes marinhas e dos ventos faz a visibilidade chegar a até 20 metros.

Ilhas da Vitória e dos Pescadores - Ilhabela.comPescadores que frequentam o local dizem que não existe lugar melhor para fisgar olho de cão, anchovas, bicudas e que os peixes espadas que ali aparecem são enormes. Local excelente para ancorar o barco para esta prática.

Completa ainda esta parte do arquepélago a Ilhota das Cabras. É importante observar a igualdade dos nomes com a outra ilha próxima a balsa!

Localização: A ilha está aproximadamente a 22 km a leste de Ponta Grossa no município de Ilhabela.

Como chegar: Somente pelo mar: uma lancha de 22 pés com motor de 75 cavalos partindo da praia do Perequê leva cerca de 1h30 minutos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here